Publicado em Diversos

Atenção ao aterramento!

Um dos problemas mais comuns nos Fuscas e similares, além de outros automóveis é a falta de aterramento (ou ligação à massa), que causa entre outras coisas, mal contato e intermitência no funcionamento dos equipamentos, aquecimento de bobina, lanternas e faróis fracos ou com funcionamento indevido.

Em post anterior, citei a questão da escolha da bobina errada para o tipo de ignição usada, o que pode causar transtornos tanto de funcionamento do motor quanto de aquecimento. Se a isso somarmos o problema de falta de aterramento a questão será bem complicada, mas não tão difícil de resolver.

Toda a carroceria de um Fusca faz o trabalho do terra, partindo do contato com o negativo da bateria, porém a eficiência desse aterramento depende das “pontes” entre o negativo da bateria, chassi, caixa de marchas e motor. Essas pontes são as malhas de aterramento. Além disso, é importante verificar os pontos de aterramento de cada item elétrico.

Um teste simples consiste em com um multímetro marcando 200ohm e com o motor ligado, ir testando os diversos pontos de aterramento dos componentes, tendo como referência o negativo da bateria. Qualquer medida a partir de 70ohm indica que a resistência naquele ponto está comprometida, sendo necessário verificar ou reforçar o aterramento.

Uma breve verificação do estado (limpos, bem apertados) ou simples reforço desses pontos de aterramento garante que a circulação da corrente elétrica seja o mais estável possível, diminuindo bastante diversos incômodos de funcionamento e até mesmo fenômenos ditos “inexplicáveis”.

Portanto, olho no aterramento!

Cordoalha de aterramento
Um exemplo de cordoalha de aterramento

 

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Autor:

Depois que adquiri o meu primeiro Fusca me tornei Fuscólogo, pois não parei mais de estudar a respeito. Fundei o Ateliê do Fusca, um serviço de manutenção especializada em VW a ar para oferecer aos donos de Fuscas e similares um tratamento diferenciado para os seus xodós. Nosso lema é: só dura bastante aquilo que a gente cuida!

4 comentários em “Atenção ao aterramento!

    1. Geralmente, quando isso acontece é fuga de corrente. Tem algo roubando a corrente da sua bateria quando o carro está desligado ou pode ser que o alternador/dínamo não esteja carregando a mesma de forma devida. Veja se alguém com experiência pode verificar isso pra vc!

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