Publicado em Diversos

Carro antigo é amor, é paciência!

Vejo uma corrida em direção ao estilo vintage ou retrô, desde vestimentas, bicicletas, decoração e claro, carros. Nessa pegada, muitas pessoas que viveram um passado com a presença de modelos que se tornaram clássicos pensam em retomar esse estilo, adquirindo um antigo, independente do modelo. A motivação está ligada a gosto ou mesmo memória afetiva, afinal, quem nunca teve um pai, uma mãe ou um outro parente próximo que já possuiu um Fusca, uma Brasília, Chevette, Caravan, Opala, Corcel, Passat, etc?

Nada de mais até aí, mas tenho a seguinte opinião a respeito de um modelo antigo: não é pra quem quer, é pra quem pode! No sentido de que é necessário aguentar às vezes piadinhas de pessoas sem noção que não entendem a motivação de manter ou adquirir um carro antigo: “Pra quê ficar usando esse carro? Hoje em dia é tão fácil fazer o financiamento de um novo…” Além disso, precisa de paciência pra ir acertando aos poucos seus pequenos problemas, causados geralmente pela falta de cuidado e atenção de longos anos: ignição, carburação, vazamentos, suspensão… Nesse caminho, tem gente que desanima no primeiro desafio…

Pra deixar um carro antigo em forma de novo é preciso paciência e amor. Pois às vezes você mexe aqui e ele reclama ali. Por exemplo, se você melhora a ignição e carburação, a suspensão pode reclamar ou se você mexe numa peça de ignição e fica melhor o funcionamento, outra que aparentemente estava normal, mas desgastada resolve dar o ar da graça e parar de funcionar. Enfim, quem mexe com carros antigos sabe de suas manias e sabe que eles parecem até adquirir personalidade própria.

Eles reclamam, fazem pirraça, mas quando percebem o verdadeiro empenho de quem os cuida e procura cumprir suas exigências com paciência e amor, respondem e colaboram dando-nos em troca o seu melhor, apesar de suas longas décadas de existência. Alguns estão diariamente pelas ruas, outros abrilhantam os encontros com a sua presença. Eles chamam a atenção, aceleram corações e nos fazem lembrar de um tempo em que as coisas eram feitas pra durar!

Então gostaria de dizer umas palavras aos amigos antigomobilistas e mecânicos entusiastas: parabéns pelo empenho, paciência e amor em manterem viva parte de nossa história! Já para aqueles que sonham em adquirir o seu primeiro carro antigo movidos pelo entusiasmo, um alerta: muita calma nessa hora! Pois como eu disse algumas linhas acima, um antigo não é pra quem quer, é pra quem pode!

parque-ecologico-em-maracaja-promove-encontro-de-carros-antigos.jpg
Eles estão bem vivos por aí! créditos: Portal Engeplus.

 

 

Anúncios

Autor:

Depois que adquiri o meu primeiro Fusca me tornei Fuscólogo, pois não parei mais de estudar a respeito. Fundei o Ateliê do Fusca, um serviço de manutenção especializada em VW a ar para oferecer aos donos de Fuscas e similares um tratamento diferenciado para os seus xodós. Nosso lema é: só dura bastante aquilo que a gente cuida!

Um comentário em “Carro antigo é amor, é paciência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s